terça-feira, 1 de agosto de 2006

O Eneagrama (5)

...São sempre prestáveis e satisfazem por iniciativa própria as nossas vontades. Não nos esqueçamos, porém, que a generosidade tem limites...


TIPO 2
eu ajudo

"Sedutores, prestáveis e generosos, os 2 são amigáveis, confiantes e normalmente úteis. Oferecem graciosamente, não apenas o seu tempo e energia como também os seus bens materiais. Parecem não ter necessidade de nada. Independentes e capazes, adoram satisfazer as necessidades dos outros. Um presente de um 2 será sempre cuidadosamente escolhido para agradar a quem o recebe. Podem sentir-se menosprezados se ajudam alguém que não nota ou não retribui; nesses casos, expressam um grau de raiva ou emoção que surpreende todos os outros. Adulam os que gratificam o seu orgulho, mas apenas aqueles que parecem dignos de serem seduzidos, podendo desprezar os restantes.

Como o 3 e o 4, o seu sentido de "ser" está no que os outros vêem e avaliam. A sua percepção de si mesmo gravita em torno da auto-imagem. O 2, em geral, procura ser tão bom a ponto de não precisar de competir, pelo que a sua competitividade não é tão visível como no 8. As suas habilidades e recursos estão normalmente disponíveis e a serviço de outras pessoas.
Os 2 desenvolvem uma requintada sensibilidade para perceber os estados de espírito daqueles que desejam agradar. Para satisfazer as necessidades alheias, conseguem ser o tipo de pessoa que os outros gostariam de conhecer pois apesar de não serem realmente falsos, comportam-se diferentemente com cada pessoa.

Muitos possuem a capacidade de "mergulhar" nas actividades de que realmente gostam, quase como se estivessem em "transe". A mente do 2 sente-se mais à vontade para lidar com a vida quotidiana e com as relações humanas em sociedade. São pessoas bastante sugestionáveis e exibem uma enorme capacidade de abnegação. Normalmente, as pessoas do tipo 2 não se consideram orgulhosas; observando, contudo, a sua aparente ausência de necessidades..."

2 comentários: