quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

A teoria dos mini-mundos (por mim...)

Um mini-mundo não só pode como deve dividir-se em várias vertentes, com vista à sua compreensão, ainda que deva, quando compreendidas as suas constituintes, ser visto como um todo. Quando nos apercebemos de um mini-mundo, devemos distinguir as suas componentes físicas, tanto as inanimadas como as animais, vegetais e humanas, e as suas componentes espirituais.
Um mini-mundo é, portanto, necessariamente composto por pessoas que lhe imprimem um determinado valor, uma determinada ideia ou crença, seja ela qual for, e pelo espaço físico envolvente. As componentes espirituais (ideias, crenças, relações inter e intra mini-mundos) são decorrentes das pessoas e do espaço físico que, a dada altura, compõem determinado mini-mundo.
O mini-mundo tem, assim, como principal característica, a volatilidade. Um mini-mundo não existe senão aquando da presença do indivíduo num determinado espaço físico e, ainda que dois ou mais indivíduos em simultâneo se encontrem num mesmo espaço físico, não significa que o mini-mundo se apresente da mesma forma para todos eles.

Um mini-mundo é, então, a impressão que cada indivíduo cria acerca do espaço onde se move, que pode ou não ser partilhada pelos que o rodeiam.

Em resposta a A Teoria dos Mini-Mundos por mim: http://bernaskubrick.blogspot.com/2008/01/teoria-dos-mini-mundos-por-bernardo.html

3 comentários:

Bruno disse...

para mim um mini mundo nao passa dum espaço fisico-temporal em que podemos estar ou nao inseridos.

podemos estar mentalmente num minimundo onde fisicamente nao estamos.

os mini-mundos sao recriados pelo nosso cerebro, adaptando-o subconscientemente a uma realidade diferente da que existe, ou entao o mini-mundo pode ser uma recriaçao da realidade tal como ela é mas com a componente de nos ter-mos apercebido disso

Anónimo disse...

ohohoh também andas por aqui!

mari.ana disse...

pra mim um mini-mundo é, nem mais nem menos, isso. devias publicar isto *