segunda-feira, 5 de junho de 2006

O Eneagrama (2)

As três alas: ventre, coração e cabeça


Tipos de centro no ventre

São os chamados "tipos hostis", por reagirem institivamente aos estímulos que lhes são apresentados; o seu sistema olfativo e auditivo é apurado, o que lhes permite encarar a vida como um campo de batalha. Interessam-se pelo poder e pela justiça e dão valor ao seu próprio espaço. Vivem no presente, recordam o passado e esperam algo do futuro, mas é-lhes dificil conceber um projecto e manterem-se fieis ao mesmo, principalmente quando temem que não dê certo. Aí, agem com desembaraço e firmeza, ainda que sejam atormentados por dúvidas de carácter moral.


Tipos de centro no coração

Os indivíduos destes tipos tendem a orientar as suas acções para os outros. Vivem no mundo dos sentimentos subjectivos e prezam as relações inter-humanas. Os seus sentidos mais desenvolvidos são o tacto e o paladar. São prestáveis e adaptaveis (ou tentam sê-lo) e encaram toda a vida como uma grande tarefa; têm um grande sentido de oportunidade e responsabilidade. Enquanto vivem para os outros, reprimem os seus próprios sentimentos e escondem-se atrás de uma fachada de bondade e activismo, mesmo que se sintam incapazes, tristes e envergonhadas.


Tipos de centro na cabeça

Ao contrário dos indivíduos cujo centro se situa no coração, os tipos da cabeça afastam-se dos outros indivíduos. Primam pela reflexão em detrimento da acção e, sendo regidos pelo sistema nervoso central, o seu sentido mais apurado é a visão. Têm um enorme sentido de ordem e dever. Parecem ter menos necessidades e deixar mais espaço para os outros; a sua necessidade de segurança é, porém, maior do que em qualquer um dos outros centros e o medo leva-os a esconder a ternura por detrás de uma fachada de objectividade e imparcialidade. Agem de forma clara e inteligente, mas internamente sentem-se frequentemente isoladas, confusas e absurdas.

1 comentário:

Bushi disse...

epah e eu k faço isso td...
onde é k eu me enkaixo? xS!