terça-feira, 27 de junho de 2006

'bout this... mountain

Brokeback Mountain: Love is a force of nature, é um filme de Ang Lee que espelha o amor intemporal de dois homens... mais concretamente de dois Cowboys. Guardadores de rebanhos, se preferirem um termo mais rigoroso.



Brevíssimo! resumo

Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e En
nis Del Mar (Heath Ledger) conhecem-se no Verão de 1963, altura em que se propõem para pastorear um rebanho de ovelhas em Brokeback Mountain. Um deles, deverá acampar junto ao rebanho, durante a noite, e o outro, deverá permanecer mais abaixo, onde pernoitará sozinho e tratará de preparar a comida para que ambos se possam alimentar... sem acender uma única fogueira, sem deixar vestígios de qualquer tipo que possam denunciar a sua presença. Ainda assim, Jack e Ennis acendem uma fogueira por refeição, para que possam cozinhar.
Uma noite, Jack e Ennis bebem demais e Ennis acaba por adormecer junto à fogueira, deixando o rebanho sem vigia. Assim que esta se apaga, devido ao frio, Jack convida Ennis para dormir na tenda, junto dele. Nessa noite, uma explosão de um qualquer sentimento que estes não conseguem definir, leva-os a fazer sexo (si
m, sexo!: duro, nú e crú).
Após uma separação de quatro anos, Jack e Ennis reencontram-se e ainda que casados e chefes de família, não abdicam de se encontrar com regularidade em Brokeback Mountain durante cerca de 25 anos, até que Jack é assassinado.



Opinião pessoal/crítica

A acção pode ser decomposta em dois grandes planos: O plano amoroso e o plano do medo e preconceito.
No que respeita ao plano amoroso, inicialmente, Jack e Ennis provam que nenhuma mulher (ou homem) consegue preencher a falta que fazem um ao outro; contudo, com o avançar do tempo, Jack procura prostitutos, o que atribui aos dois amantes diferentes conotações e formas de encarar a relação: um valoriza o amor e outro respeita-o, mas além da necessidade do amor de Ennis, Jack sente um certo desespero pelo acto sexual em si.
Ainda que esteja presente durante todo o filme - quer por Jack e Ennis ocultarem a sua bissexualidade e a sua relação homossexual; quer pelo distanciamento entre Ennis e
Alma, sua esposa; quer através de alguns diálogos que o exprimem friamente -, Ang Lee não consegue explorar da melhor forma a ideia do preconceito relativamente à classe homossexual, que raramente interfere de forma directa com a relação oculta entre Twist e Del Mar. O plano do medo e preconceito relativos à homossexualidade torna-se notório apenas aquando do assassinato de Jack Twist (supõe-se que a pedido da sua mulher, Lureen).

Como apenas mais uma história de amor - apesar da sua ousadia, ao ser protagonizada por dois homens -, Brokeback Mountain não acrescenta nada de novo àquilo que se tem produzido ultimamente, sendo mesmo possível equipará-lo ao Titanic: um amor proibido e fatal, sendo que um dos amantes morre no final do filme e outro promete guardá-lo na memória para todo o sempre (bla bla bla)...
A fotografia é genial do princípio ao fim do filme e a banda sonora apaixonadamente adequada.
Não me parece, ainda assim, adequado, recomendar e/ou relacionar American Beauty com Brokeback Mountain. (E eu juro que só reparei que Titanic fazia MESMO parte da lista de recomendações da IMDb, depois de o escrever...)


It is just another love story (ver
trailer).

Sem comentários: