sábado, 25 de fevereiro de 2006

A 40 milhas do Sol

A simpatia das pessoas assuta-me.

Não distingo as pessoas das não-pessoas. Identifico-me um pouco com qualquer destes tipos, desde o mais ao menos original possível, embora sinta, ainda, uma sede de diferença e originalidade perante tudo aquilo que me rodeia.
Quero re-surgir e mostrar ao Mundo o pó que me cobre.
Sinto-me como se tivesse sido deixado na prateleira durante uns anos, estático, imóvel; esquecido, até que aquele raio de Sol feriu os meus olhos após ter entrado furtivamente pela janela. Obrigou-me a abrir os olhos e a observar o Mundo, sem que eu lhe tenha conferido esse direito.


(risquei esta parte.)


Durante todos estes anos permaneci encostado à confortável posição da minha ignorância crescente, chegando mesmo ao ponto de não querer saber mais do que aquilo que esqueci. Percebo melhor todos aqueles que me rodeiam não sabendo o que esperar deles.
No passado conseguia prever-lhes todos os passos, e sei que no futuro próximo que se avizinha isso não voltará a acontecer, o que me permitirá dormir em paz... esta noite.


(risquei esta parte.)


Brinquemos a Deus. Observemos a reacção humana no primeiro dia, para que os possamos esteriotipar no segundo, dividindo-os em secções no terceiro. A tabela com as suas semelhanças será publicada no decorrer do quarto dia. Durante o quinto, encontrar-se-ão todos aqueles que fogem ao sistema, identificando as suas anomalias no sexto. Descansarei a partir do sétimo, sentindo que terei conhecido tudo.
Não é difícil esteriotipar a humanidade: é uma cultura de massas que nos move e que preferimos seguir a marcar um passo de originalidade; o medo faz com que assim seja. É por esse motivo que a simpatia me aflige. O mesmo sorriso amarelo de todos os dias confunde-se com tantos outros, de tal forma que me custa já distinguir o verdadeiro sorriso do sorriso-tipo.
O amarelo esbranquiçado quotidiano consome-me a carne e mente.



Sinto que escondes um sorriso vermelho-paixão.


J.

2 comentários:

Jaime de Almeida disse...

o titulo do texto parece não fazer sentido.

eu risquei uma parte importante do texto. é por isso.

Bushi disse...

actions speak louder than words my friend..